Como parar de roer as unhas
Roer as unhas é um hábito que muitas pessoas têm e não percebem e o pior é que não conseguem se livrar desse mal, pois além de afetar sua saúde esse hábito afeta também a beleza de suas mãos esteticamente. Parece algo incontrolável, principalmente quando estamos nervosos, antes de uma prova importante ou a espera de um telefonema, e quando menos se espera, está com a mão na boca roendo suas unhas. E por mais que você receba broncas do tipo “pare de roer essas unhas” você não consegue e o resultado de tudo isso é, mãos horríveis, além de ser uma porta para a entrada de bactérias em nosso organismo.
Deixar o hábito de roer as unhas envolve bastante disciplina e força de vontade, pois é preciso ficar constantemente atento para não deixar levar pela tentação. Isso porque esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Muitas vezes a pessoa nem percebe que esta com os dedos na boca e quando se dá conta é tarde demais, geralmente seguido de sangramentos e inflamações. Segundo psicólogos, roer as unhas funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança. O hábito de roer as unhas também é chamado de onicofagia, onde costuma aparecer na infância e pode se estender por toda a idade adulta, sendo comum entre homens e mulheres.
E como a pessoa passa o dia todo com o dedo na boca dá para imaginar a enorme quantidade de bactérias e micróbios que ela esta ingerindo constantemente. E você ainda quer mais motivos para deixar esse hábito? Nessa hora o controle é fundamental, uma vez que decidido a parar de roer as unhas, procure seguir alguns procedimentos que poderão fazer com que você abandone esse terrível hábito. Primeiramente tente identificar os momentos em que você leva a mão na boca, se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou ate mesmo alegre. Quando você perceber o motivo que o leva a roer as unhas ficará mais fácil de controlar.
Nesses momentos e quando sentir o impulso tente relaxar, com alguns exercícios de respiração que funcionam como um bom alívio de tensões, como por exemplo, respirar lentamente, inspirando o ar em quatro tempos e expirando em cinco. Com esse exercício, você promoverá um aumento de oxigenação e aliviará sua ansiedade. Existem também outros métodos que podem ajudar, como manter as unhas aparadas e lixadas. Passar óleo de oliva ou óleo secante também pode ajudar, pois estes óleos amolecerão as unhas dificultando o ato de roer as unhas. Ainda que as mulheres tem um fator a favor delas, o esmalte, pois toda vez que forem roer se lembrarão de que estão com esmalte e não estragarão as unhas. Força de vontade, paciência e calma são importantes para vencer o impulso de devorar as unhas e tenha certeza de que suas mãos e saúde agradecerão.
Por:Tamii Hilarecki